Quem diagnostica a vida


No 20º dia do mês de novembro é comemorado o dia do biomédico, o profissional que realiza exames laboratoriais para o diagnóstico de doenças, além de atuar na pesquisa científica para o desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas e também para entender melhor o mecanismo das doenças; na indústria, podem trabalhar na produção de soros e vacinas.

A Biomedicina, a arte de ensinar, diagnosticar e valorizar a vida, é uma das mais novas profissões da área da saúde. Ela busca o entendimento de cada transformação do corpo humano, bem como suas consequências.

Luciane Martins, biomédica

“Eu sempre quis trabalhar na área da saúde. Primeiramente, me vi em um consultório, mas com o tempo fui tomando gosto pela causa das doenças, o que me levou aos laboratórios, já que, sem um diagnóstico, não é possível um médico adotar uma conduta para cuidar de um paciente”, conta Luciane Martins, 24, que é biomédica e, atualmente, aluna de mestrado da USP (Universidade de São Paulo).

Luciane trabalhou em pesquisa científica sobre Hepatite C com um grupo que realizou um projeto pioneiro na América Latina, que detectou que o perfil genético de 500 brasileiros (portadores da doença) que respondem ou não à terapia padrão é diferente dos resultados encontrados nas populações europeia e do restante da América.

“Esse trabalho possibilitou a realização de um novo teste que, juntamente com a história clínica do paciente e outros critérios, define se o paciente deve se submeter ao tratamento ou não, já que há uma grande taxa de efeitos adversos e o insucesso é frequente.”

É o estudo que leva ao diagnóstico e possibilita o tratamento das mais diversas patologias, doenças que desafiam pacientes e profissionais da saúde. É a aplicação do saber em prol da humanidade. É a ciência que conduz estudos e pesquisas voltadas para a melhoria do meio ambiente, possibilitando o absoluto controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo as causas, prevenção e diagnóstico. (Citações destacadas extraídas da publicação “Biomedicina – Um painel sobre o profissional e a profissão“, do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª região)

Anúncios

15 comentários em “Quem diagnostica a vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s