Balanço e planejamento


Paróquia prepara ano novo com análises sobre 2011

Coordenadores e agentes de pastorais se reuniram, em novembro, para avaliar as iniciativas da paróquia Santo Antônio. A continuação da reunião, em 3 de dezembro, definiu as pequenas comunidades e as equipes de liturgia e acolhida como prioridades para 2012.

Com o auxílio de Wagner Lopes Sanchez, doutor em Ciências Sociais e mestre em Teologia, os paroquianos presentes fizeram um balanço do que foi bom, regular e ruim no ano de 2011.

O levantamento mostra, numa média, que 39% das iniciativas foram boas; 37%, regulares; e 25%, ruins. Com o arredondamento de todos os números, a soma dessas porcentagens resulta em 101%. (Os dados de cada item podem ser conferidos no final deste post.)

Melhorou:

32% de indicações

45% de votos

39% de média

Poderia ser melhor:

41% de indicações

33% de votos

37% de média

Ruim ou não realizado:

27% de indicações

22% de votos

25% de média

Foi bom

Pastoral da Comunicação e da Juventude e casamento comunitário foram as iniciativas mais bem avaliadas pelos paroquianos: juntas, as iniciativas representam 40% dos votos de um total de 13 itens debatidos.

Os outros 60% de votos ficaram distribuídos entre dez itens, dos quais se destacam: a formação religiosa para leigos, oferecida pela Região Episcopal Santana e a igreja; os eventos (festa junina, do queijo e do vinho); e a trezena de Santo Antônio, idealizada pelo padre Edson Rodrigues, que hoje está na Diocese de Pesqueira, em Pernambuco.

Poderia ter sido melhor

Somando 12% das opiniões, o grupo de acolhida e a integração pastoral não foram bem trabalhados. Esses projetos estavam previstos há um ano e ficaram guardados dentro das gavetas, assim como a mudança de coordenadores das pastorais.

Foram citados como importantes avanços a serem feitos a reforma da paróquia, com ênfase à melhora da acústica. O BISA (Boletim Informativo Santo Antônio) foi criticado por não ter uma tiragem maior nem uma impressão colorida.

A Catequese Renovada, prioridade em 2011, manteve o mesmo projeto dos anos anteriores, sem renovação de materiais e catequistas – o que, na justificativa da coordenação, não é um problema: o é a falta de gente nova. Essas mudanças também foram previstas para este ano em 2010.

Vai mal

O CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) em mais um ano foi deixado de lado – e lidera o Top 10 das reclamações, bem como a falta de uma equipe de liturgia.

Chama a atenção o lembrete de um grupo: nem todos os coordenadores avisam aos agentes acerca das reuniões.

Coordenadores definiram prioridades da paróquia, em reunião no mês de dezembro.
Coordenadores definiram prioridades da paróquia, em reunião no mês de dezembro.

Ano novo, prioridades novas

Chaves de trabalho neste ano, juventude, catequese e famílias continuarão como destaques em 2012.

Na lista de sugestões, a Pastoral Familiar realizará mais vezes o casamento comunitário; a catequese deverá ser mais dinâmica e, como disse um, “não subestimar a inteligência das crianças”; e a Pastoral da Juventude, cuja garra é pouca – disse outro (que não participou do Encontro de Jovens nem sequer sabe que a paróquia realiza encontros semanais do Grupo de Jovens) –, deverá ser coordenada por um casal adulto.

Com três pessoas de cada horário de missa (um representante de música, um de Palavra e um de organização geral), formou-se a equipe de liturgia, que já começou a trabalhar nas missas finais de 2011. As pequenas comunidades e um grupo consistente de acolhida serão implantados no próximo ano, conforme a vontade da comunidade.

Melhorou ou foi criado

(13 itens / 30 votos)*:

 

• Casamento comunitário – 4 votos

• Pascom (Jornal/Site) – 4

• Pastoral da Juventude – 4

• Formação – 3

• Religiosos de outras paróquias (padres, freiras e seminarista) – 3

• Festas/Eventos – 2

• Trezena – 2

• Pastoral da Criança – 2

• Reformas – 2

• Higiene da paróquia – 1

• Zelador – 1

• Catequese (geral) – 1

• Catequese Familiar – 1

Poderia ter sido melhor

(17 itens / 22 votos)*:

 

• Acolhida – 3 votos

• Integração pastoral – 3

• Acústica – 2

• Falta de comparecimento à missas – 1

• Correções para os hábitos da comunidade – 1

• Divulgação dos eventos extra-paróquia – 1

• Horários de missas – 1

• Pascom (Jornal/Site) – 1

• Catequese (renovação de material e catequistas) – 1

• Pastorais sociais – 1

• Pastoral de Liturgia – 1

• Reformas – 1

• Semana da Família – 1

• Mudança de coordenadores prevista há um ano – 1

• Crisma – 1

• Pastoral da Família – 1

• Pastoral da Criança – 1

Ruim ou não realizado

(11 itens / 15 votos)*:

 

• CPP – Encontros mensais previstos há um ano – 2 votos

• Integração pastoral – 2

• Acolhida – 2

• Pastoral de Liturgia – 2

• Encontro de Casais previsto há um ano – 1

• Grupos de reflexão – 1

• Agenda de pastorais, previstas para o começo do ano de 2011 – 1

• Pastoral da Escuta – 1

• Melhoras na Casa de Caridade  – 1

• Contatos entre coordenadores e agentes de pastoral – 1

• Organização de Ministros – 1

 *Relação de itens indicados por todos os grupos; soma de votos de todos os grupos, sendo o voto por cada um dos cinco grupos.

Anúncios

3 comentários em “Balanço e planejamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s