De castigo e sem recreio


Outro dia, me perguntaram por que eu falava tanto de educação. Ao que respondi: “Não sei, se você tivesse educação, saberia”. Com isso, acabei faltando com a educação e comprovando a minha tese.

Corre no Facebook, com mais de 12 mil compartilhamentos, uma mensagem com a foto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo. Diz, dessa maneira: “Olhem a pérola que o Sr. Governador disse: ‘Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado’”.

Clique para ampliar.

Motivo de revolta dos educadores e de alguns alunos de escolas públicas (digo alguns, porque a maioria dos alunos – que deve ser de adolescentes – odeia a escola, o professor, a mãe, o pai, o universo e a tia que aperta as bochechas), claro.

A “campanha” (pff), iniciada por Edu Passeau, sugere a Alckmin que doe seu salário e governe por amor. Entre os comentários do post, um é destacado: “Temos o governador que elegemos. O erro não é dele e a mentalidade medíocre não vai mudar porque ficamos indignados. O erro é nosso na hora do voto e ficamos indignados com as m***** [a saber, “merdas”] que ele fala”.

Há toda uma dramática execração. Coitado do governador paulista, porque com essa história de que praga no final do ano pega…

O que o Passeau não sabe – ou sabe, mas se faz de bobo – é que a frase foi sim dita pelo “senhor governador”. Sim, claro. Mas pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). O que não significa que o pensamento de Alckmin (todos, eu inclusive, como aluno de escola estadual que fui, conhecemos os problemas e as vergonhas do sistema) seja diferente, mas a questão que abordamos aqui é a de atribuição de uma frase a uma pessoa que sequer se importa em falar mal ou bem.

A frase compartilhada por revoltados professores também não é confiável, pois há uma boa edição. A íntegra da fala de Gomes é: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista”. O governador cearense disse isso numa época de greve (“Greve só prejudica o aluno.”), num evento lotado por docentes.

Se esse tal cara que iniciou a “corrente” (ele foi contatado, se responder, este texto será atualizado) for um professor, devemos avaliá-lo como ruim, já que está passando informação errada para milhares de pessoas. É possível mostrá-lo – e também os que divulgaram a “pérola” – como regularmente alienado do cotidiano.

Claro que não podemos livrar de críticas os governos tucanos, que há muitos anos se dedicam a uma coisa que meus professores chamavam de “plano antieducação”.

Podemos chamar o que aconteceu no Facebook de efeito Clarice Lispector, ou efeito Caio Fernando Abreu, ou efeito Arnaldo Jabor: até frases de Shakespeare são atribuídas a eles. A propósito, curta a fan page do blog no Facebook.

E aí, meu caro, como fica a qualidade deste tipo de educação? Para o canto, de castigo e sem recreio!

Anúncios

29 comentários em “De castigo e sem recreio

  1. A situação na área de educação no Brasil está cada vez mais precária. Este governo de merda!

    fotografiasalinemarques.blogspot.com Um blog de fotografia para amantes, amadores e profissionais.

    Curtir

  2. Há um ditado que diz que quem fala o que quer escuta o que não quer. No caso dos políticos, em especial o governador citado acima, fala o que quer e os eleitores votam porque acham que a política não tem mais solução. Pelo menos é o que dizem os eleitores por aqui.

    Curtir

  3. A educação já está uma droga em todo o lugar, muitas vezes aconteceu de colocarem uma moça formada em odontologia para me dar aulas de quimica, uma menina formada em arquitetura para me dar aulas de fisica. Meu o que é isso? Tá tudo um caos e o maior problema não são nem os politicos para ser bem sincera e sim os pais, a minha escola fez greve esse ano e os pais quiseram bater nos professores dizendo que eles estavam mentindo e que o sálario é maravilhoso. Okay, me diga se vocês conseguem sustentar dois filhos, pagar o aluguel e colocar comida dentro de casa com só 1.200? Outra culpada é a droga da rede globo que manipula a cabeça oca dos idiotas que tem por esse Brasil. Otimo texto!

    Curtir

  4. Acho que tambén cabe a gente pensar como as informações passam por todo um processo e chegam tortas ao Facebook. Não consigo ler sequer um “protesto” dos que fazem por lá e me convencer inteiramente. Vou atrás, converso com outras pessoas, enfim. Mas uma boa parte das pessoas acha que o botão de compartilhar é suficiente. Não que a frase original me convença inteiramente, nesse caso, mas a partir dela tanta coisa podia ser discutida… Enfim, divago.

    :*

    http://hey-london.net

    Curtir

  5. A educação nesse país nunca vai ser boa! Faço um curso de licenciatura e adoro, mas é uma batalha perdida, precisaríamos criar um novo sistema, com uma metodologia completamente diferente, inclusive, com mais incentivo aos professores, que sofrem com péssimas condições de trabalho e acabam nunca conseguindo se qualificar adequadamente depois que passam a dar aulas, por falta de tempo, já que mesmo seu tempo livre é gasto na preparação de aulas e correção de provas.
    Já inclusive escrevi muito sobre educação no meu blog: http://poeticadepensee.wordpress.com/2011/04/26/educacao-um-problema-de-todos/

    Curtir

  6. Infelizmente as pessoas pedem sinceridade, mas quando os outros a tem, não gostam. Esse governador mentiu? Não! Você ensina por amor, mas muitos não gostam do que fazem, fazem-o só para ganhar dinheiro! Hoje o que vale mais é o dinheiro do que amor e não digam que “perdem o gosto” por causa das más condições, porque tem médico que trabalha em hospital público e não reclama, sabe por quê? Porque ganha muito dinheiro! Tem muitos advogados criminais ameaçados de mortes, mas nem reclamam, sabem por quê? Porque ganha muito dinheiro! Se professor ganhasse muito também e tivesse o nome da profissão considerado de muito valor, duvido que reclamaria das condições de trabalho! Enfim, o governador não mentiu, quer ganhar dinheiro? Vá para uma escola particular… simples assim. ;)

    Diogopensamentos.blogspot.comn=

    Curtir

  7. Não sou político, mas também não sou chegado a mentiras, quem disse essa frase foi o Governador Cid Gomes, do Ceará, e em outro contexto, onde se reconhecia os baixos salários. Publicar coisas baseado em publicações do facebook é, no mínimo, uma temeridade e corremos o risco de sermos processados por difamação.

    Curtir

  8. Socorreu-me seu texto para alertar dois amigos que, incautos, compartilharam um prolongamento da teia iniciada (?) pelo Passeau. Apreciei forma e conteúdo. Parabéns e obrigado.

    Curtir

  9. hj em dia com o acesso a internet ficou muito mais facil aprender e pesquisar qualquer coisa eu compartilhei essa frase antes de comprovar o fato pq nao estou morando no Brasil e e bem a cara do Alkcmin, eu era professora qdo morava em SP e agora sou professora infantil aqui nos EUA o salario aqui tb e baixo mas a estrutura, o ambiente de trabalho e os cursos de preparacao e reciclagem sao os melhores, da gosto, entao vc nem pensa no salario baixo e os pais sao muitos interessados em tudo q as criancas estao aprendendo e apoia e incentiva cada passo, cada conquista. Da gosto trabalhar pq vc se sente valorizada mesmo nao ganhando muito. Eu compartilhei isso pq nao verdade gostei do q ele disse de q os politicos deveriam trabalhar por amor e pelo bem da sociedade como geralmente fazem os politicos aqui. Professores e qualquer profissional deve amar sua profissao acima de tudo sim mas devemos lembrar q como todo mundo temos conta pra pagar e precisamos de um salario digno pra pelo menos viver dignamente. Pelos menos professores nao roubam o dinheiro publico com fazem os politicos. Como q um governador seja ele de SP ou Ceara tem uma mentalidade dessas?? por ai se ve a importancia q ele da a educacao agora ve se os filhos dele estudam na rede publica?? aqui filho de patrao e empregado estudam na mesma escola. Minha filha estuda na rede publica e ela tem amigos riquissimos q poderiam muito bem pagar escola particular mas o ensino e basicamente o mesmo. Essa e a diferenca!!

    Curtir

  10. Senhores, a frase não é do Alckmin, é do Cid Gomes, governador do Ceará. Mas como a próxima meta do petismo é o governo do Estado de São Paulo, o negócio é ir desconstruindo a imagem de seu atual governador, com mentiras, claro, assim como já fizeram com as questões de segurança. Há Estados onde a violência é anos-luz maior e os indicadores anos-luz piores que São Paulo, mas que o Ilmo. Ministro da Justiça nem pensou em ‘oferecer ajuda’. A mesmo ‘lógica’ se aplica a essa frase. O chato é que a maioria das pessoas compartilha, passa à frente sem checar e o ditado já diz: Uma mentira repetida à exaustão acaba virando uma verdade.

    Curtir

  11. Um “amigo ” no rol [ facebook ] postou essa frase difamatória a respeito de Alckmin .
    Desconfiei , – como sempre – , pois – como disse tão acertadamente na parte final ,
    – encontramos em facebook , – inúmeras “frases ” atribuídas a fulano ou beltrano ,
    – que nada , – “tem a ver ” com essas pessoas … ok , – então , – pensei ,
    – vou procurar “fonte ” a respeito de Alckmin haver dito isso …
    De fato , – vi “por cima ” – referências a Cid Gomes , – e achei afinal , seu blog ,
    – com as explicações tão claras .
    Utilizei no facebook seu texto , – procurando alertar o pessoal a respeito
    desse problema de informações sem fonte …
    Obrigado , e tudo de bom !

    Curtir

  12. vai em frente seus govrnador Alckmin, e continue falando essa BESTEIRA: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.”. Tenho certeza absoluta que voce so esta no cargo pelo seu decimo quarto e decimo quinto… vai dar aula e depois venha falar uma coisa dessa .

    Curtir

    1. seja alckmin ou cid gomes = sao todos d mesma “laia”, estao todos no mesmo barco, vai ver se alckmin fez alguma coisa pra diminuir a violencia de dezembro e de sempre em sao paulo

      Curtir

  13. Que coisa baixa, de gente sem nenhum caráter…
    No mínimo é coisa de servidor público paulista, que quer ter como chefe alguem do PT, ou algum mensaleiro, usam a internet para espalhar boatos e o povo sai compartilhando sem ao menos verificar a verdade dos fatos. lamentável mesmo…

    Curtir

  14. Incrível como poucos sequer leram o texto. Estou abismado. A ideia aqui é justamente desmentir a imagem compartilhada no Facebook, já que o autor da frase não foi o Alckmin. E nego ainda tem coragem de acusar o blog de calúnia, rs.

    Curtir

  15. Então.. o que eu não consigo achar, é algo que PROVE que o Governador de São Paulo falou isso, está com cara de notícia plantada e não de FATO.. não tem nas redes sociais dele, não tem vídeos, não tem na mídia, é só uma foto, dizendo que ele disse isso.. Aí fica fácil. VAMOS TER CUIDADO!

    Curtir

  16. O difamador sabe que é mentira, é só olhar a página dele que podemos traçar o perfil de oportunista. Mesmo assim eu o contatei. Uma pena que a maioria das pessoas é alienada ao ponto de achar que tudo é confiável (menos os políticos) e não confirma fontes. Seria isso defasagem na educação? Acredito que sim.

    Curtir

  17. Rafael Iglesias
    Estou postando seu texto para esclarecer pessoas sobre esse assunto
    Espero não ter problemas.
    Caso contrário por favor me informe
    Obrigada pelas informações corretas

    Curtir

  18. Engraçado é o fato de ninguém sequer duvidar de que uma frase dessas tenha saído da boca do Geraldo. Isso se faz devido ao seu histórico de ações onde uma frase dessas seria totalmente aceitável dentro do conjunto da obra. hahahahahah Eu duvidei pq na minha cabeça imaginei q a frase dele seria: ” Dar aula em São Paulo? ha ha ha ha “

    Curtir

  19. O dia em que tornarem crime divulgar uma mentira na rede, isso vai diminuir. O lema do face deveria ser : ” Penso, logo duvido” . Vim procurar saber melhor por que desconfiado…sería quase um suicídio político uma frase destas..Ainda sim fiquei escandalizada em saber que a frase foi dita por outro político, imaginei que era uma completa intenção!! Vou emendar aqui uma opinião sobre o que o colega disse acima. Amar o que você faz é muito bom, porém viver com dignidade também, não se pode convidar alguém a ir para a rede privada como se fosse uma solução simples, também não concordo sobre médicos não reclamarem dos hospitais públicos por ganharem muito ….já ví vários desabafos de médicos que atuam no sistema público e seus salários também já não são aquela maravilha …e então a solução também seria os médicos saírem da rede pública?? A Solução não é SAIR e ficar e lutar por dignidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s