Esperança do amanhecer


Cruz, símbolo da Jornada
Cruz, símbolo da Jornada.

Na noite do dia 14 de setembro de 2012, data da Exaltação da Santa Cruz, foi lançado o hino oficial da JMJ, a Jornada Mundial da Juventude, que em 2013 será realizada neste Brasil, no Rio de Janeiro. O evento é um encontro em que os católicos buscam dar testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação.

Composta pelo padre José Cândido, a música segue o lema da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19). “Eu me inspirei na exuberante natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor de braços abertos”, disse. Ele é compositor da conhecida, no meio católico, “Toda bíblia é comunicação”.

A Jornada surgiu como um encontro em 1984, quando o Papa João Paulo II reuniu a juventude na Praça São Pedro, no Vaticano. Com essa chama, a partir de 1986, a cada intervalo de dois ou três anos, acontece o encontro internacional. O primeiro aconteceu em Roma (Itália) e o último, em Madrid (Espanha), no ano de 2011.

Interpretado por relevantes cantores católicos, o hino, na voz de jovens, reconhece: “Sou marcado desde sempre / com o sinal do Redentor, / que sobre o monte, o Corcovado, / abraça o mundo com Seu amor”. Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Guilherme de Sá (Rosa de Saron), Leandro Souza (Frutos de Medjugore), Olívia Ferreira e Walmir Alencar (Ministério Adoração e Vida) dão vida à canção.

Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, que presidiu missa no evento, afirmou: “Compete, sobretudo, a vocês, jovens discípulos de Cristo, mostrar ao mundo que a fé confere uma felicidade e uma alegria verdadeira, plena e duradoura”.

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 acontece de 23 a 28 de julho. Uma semana missionária, em preparação para a JMJ, acontece em São Paulo, de 17 a 21 de julho. As inscrições podem ser feitas nos sites: www.rio2013.com e www.prejmjsp.com.br.

Esperança do Amanhecer

Sou marcado desde sempre / com o sinal do Redentor, / que sobre o monte, o Corcovado, / abraça o mundo com Seu amor.

Refrão: Cristo nos convida: / “Venham, meus amigos!” / Cristo nos envia: / “Sejam missionários!”

Juventude, primavera: / esperança do amanhecer; / quem escuta este chamado / acolhe o dom de crer! / Quem nos dera fosse a terra, / fosse o mundo todo assim! / Não à guerra, fora o ódio, / Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente, / nossa casa não tem porta, / nossa terra não tem cerca, / nem limites o nosso amor! / Espalhados pelo mundo, / conservamos o mesmo ardor. / É Tua graça que nos sustenta / nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado: / “Vão e façam, entre as nações, / um povo novo, em unidade, / para mim seus corações!” / Anunciar Teu Evangelho / a toda gente é transformar / o velho homem em novo homem /em mundo novo que vai chegar.

Ouça o hino no site: www.rio2013.com/pt/a-jornada/hino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s