Pleiteando o brilhantismo da empreitada


_midia_Imagem_00017893Apesar do coração dominado por “um misto de alegria, emoção e responsabilidade”, ele tinha um olhar sério, um sorriso largo sob o bigode e uma voz firme, de líder. Isso tudo se refletia no semblante do coronel Gilberto Tardochi da Silva, que assumiu o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 4 (CPA/M-4), que cobre a zona leste de São Paulo.

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (7), na sede do Comando, Tardochi recebeu do ex-comandante coronel Roberto de Jesus Moretti, entre aplausos e forte chuva, a missão de estar à frente de policiais que conseguiram aumentar em 12% o número de flagrantes, entre 2011 e 2012. No mesmo período, a área do CPA/M-4 estabilizou os roubos de carros e reduzir os casos de homicídios e furtos em geral, ambos os crimes em 7,5%.

Segundo Moretti, as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram como o trabalho evoluiu no período de 22 meses em que comandou a área. “O coronel Tardochi continuará a incrementar os programas de policiamento”, disse.

Ao entregar o comando, Moretti pediu a Deus para olhar pela vida dos policiais. “Nem tudo são flores, tivemos colegas feridos e mortos, também tivemos colegas que erraram.”

Com um aparente nervosismo e os olhos marejados, Tardochi tomou a palavra e desabafou: “A responsabilidade domina a alegria e a emoção, transformando em entusiasmo e na mais pura vibração. Vibração em manter e aumentar os números recordes deste comando”.

O comandante

Gilberto Tardochi da Silva, 48 anos, ingressou na Polícia Militar em 1983 e  foi promovido a coronel em dezembro do ano passado.

Casado e pai de um homem, ele foi coordenador operacional e sub-comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), além de chefe da Divisão da Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH)

Entre as medalhas que ganhou, está a Cruz de Los Serbicio Distinguidos, concedida pela Polícia de Honduras. O coronel foi chefe da missão de cooperação técnica em polícia comunitária, em países da América Central.

Professor da escola de formação da PM, ele conquistou por mérito pessoal e profissional, mais de dez condecorações.

“Amada zona leste, eu trabalhei durante muito tempo na zona sul, mas em pouco tempo aprendi a gostar deste solo, formado por verdadeiros líderes que lutam pela comunidade”, contou, ao se apresentar ao pelotão com dezenas de policiais em formação.

Segundo Tardochi, o mundo globalizado exige dos órgãos de segurança um aprimoramento de planos, que será um grande projeto do CPA/M-4. “Planejamento técnico e científico será fundamental, ainda mais com um estádio na nossa área, que abrirá a grande Copa do Mundo.”

Para a polícia do comando, que abrange 12 bairros, ele prometeu mais segurança e agradeceu aos policiais que “todos os dias do ano, 24 horas por dia, protegem quase 2 milhões de pessoas que vivem nos 174 km² da região”.

Em seu primeiro discurso como comandante de área, cargo mais alto em sua carreira até o momento, Gilberto Tardochi agradeceu ao Comandante Geral da PM, coronel Roberto Meira, e ao secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, pela oportunidade. Ao concluir, se emocionou e ficou com a voz embargada no agradecimento à família.

“Coronel Tardochi, a sua missão não é nada fácil”, disse com ironia e um sorriso no rosto o subcomandante da PM do Estado de São Paulo, coronel Leônidas Pantaleão de Santana, enquanto um capitão dava ordem de sentinela aos policiais. Antes da cerimônia, o mesmo PM dizia ao pelotão: “Vamos pleitear o brilhantismo da nossa empreitada!”.

Rafael Iglesias (Ver no site da SSP-SP)

Anúncios

Um comentário em “Pleiteando o brilhantismo da empreitada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s