Prevenção ao câncer no interior tem apoio da PM


Foto: Polícia Militar.
Foto: Polícia Militar.

Um projeto social está cadastrando mulheres para a realização de exames de mamografia e papanicolaou no Hospital do Câncer de Barretos, cidade que fica a 440 quilômetros de São Paulo.

Na manhã de sexta-feira (13), 77 mulheres que vivem em comunidades rurais da região foram cadastradas e fizeram uma consulta preventiva e diagnóstica. Elas fazem parte do primeiro grupo a participar da ação.

A Patrulha Rural do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) cumpre o papel de levar informativos aos bairros da região com orientação às moradoras e fazer os cadastros das mulheres participantes do programa.

Polícia Comunitária

O projeto foi criado para levar informação sobre a doença às áreas afastadas do Centro. A ação social vai fazer o cadastro das mulheres interessadas em realizar exames preventivos periódicos – as consultas serão gratuitas.

O programa é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Departamento de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos e o Sindicato Rural do Vale do Rio Grande.

A participação da PM acontece por meio das equipes de Patrulha Rural, que mantêm um contato estreito com a população local. Através do policiamento comunitário, as equipes foram convidadas pelo Hospital a difundir informações.

Doenças podem ser prevenidas

De acordo com o Hospital do Câncer de Barretos, o tumor do colo do útero é a segunda maior causa de morte por câncer no país, mas também é uma doença que pode ser prevenida com um exame simples, o papanicolaou.

Já para prevenir e identificar o câncer de mama, é feita a mamografia: um exame de raio-x que deve ser realizado anualmente para mulheres entre 40 e 49 anos e a cada dois anos para as mulheres entre 50 e 69 anos.

Dados da instituição mostram que esse tipo da doença tem cura em 95% dos casos. Saiba mais sobre como prevenir essas doenças.

Serviço

Contato do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior: (17) 3322-0233

Hospital do Câncer de Barretos Hospital do Câncer de Barretos: Rua Antenor Duarte Villela, 1.331 – Barretos. Telefone: (17) 3321-6600.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s