#CâncerDeMama – Inca estima 57 mil novos casos em 2014


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama feminina em 2014. As maiores incidências devem acontecer no Estado de São Paulo (16.160 ocorrências) e no Rio de Janeiro (8.380).

Conforme a imagem abaixo, os menores indicadores devem ser observados em três Estados do Norte do País. Roraima, Amapá e Acre devem apresentar 40 casos cada um, este ano, de acordo com o estudo do Inca.

mama

Segundo a última pesquisa, realizada em 2012 (a publicação acontece a cada dois anos), os tumores na mama foram responsáveis pela morte de cerca de 520 mil mulheres no mundo.

Esse tipo de câncer é o mais mata mulheres, principalmente na Europa Ocidental, onde 96 de cada 100 mil mulheres são acometidas pela doença.

mama (1)Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, o principal fator de risco para esse câncer é o envelhecimento, já que quatro de cada cinco ocorrências são em mulheres com mais de 50 anos.

A partir dessa idade, até os 69 anos, é recomendado que o exame de mama seja feito a cada dois anos.

Outros fatores que podem causar o aparecimento de tumores no seio são o consumo de álcool, excesso de peso acompanhado de sedentarismo, alta densidade do tecido mamário e problemas no sistema reprodutor.

A medicina aponta ainda o histórico familiar como uma das possíveis causas – essa realidade ser observada em apenas um caso de cada dez.

Para a mulher que tiver algum familiar de primeiro grau que já teve câncer de mama, o Inca recomenda que os exames nos seios sejam feitos anualmente a partir dos 35 anos.

Para as demais mulheres, a análise clínica anual deve ser iniciada após os 40 anos, acompanhada de alimentação saudável, prática de atividade física regular e controle do peso ideal.

Cerca de 30% dos tumores de mama podem ser evitados dessa maneira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s